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Últimas notícias

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 1/9 - 17h15
O homem do futuro é principal estreia no Brasil

O homem do futuro, comédia romântica de Claudio Torres (A mulher invisível), estrelada por Wagner Moura e Alinne Moraes, é o maior lançamento dessa sexta-feira, 2 de setembro, no circuito brasileiro. Com distribuição da Paramount, o filme estreia em 286 salas. A animação Deu a louca na Chapeuzinho 2 (Imagem) vem logo atrás, com 260 salas, e a ficção científica Apollo 18 (Playarte) estreia em 177 salas. Em circuito limitado entram os filmes argentinos Um conto chinês (Paris, 15 salas) e Medianeras – Buenos Aires na era do amor virtual (Imovision, RJ e SP, cinco salas), além do drama italiano A viagem de Lucia (Festival Filmes, quatro salas), e do novo filme do dinamarquês Thomas Vinterberg, Submarino(Lume, duas salas). Completando a lista, o projeto Sessão Vitrine leva o documentário Pacific a São Paulo e A fuga da mulher gorilaao Rio de Janeiro.

1/9 - 17h15
Apollo 18 é o maior lançamento nos EUA

Em estreia simultânea com o Brasil, o longa de ficção científicaApollo 18 (Weinstein/Dimension) é o principal lançamento do circuito americano neste fim de semana, com distribuição em 3,3 mil cinemas. O terror Shark Night 3D (Relativity) vem em seguida, com lançamento em 2,8 mil cinemas. Em cartaz desde quarta-feira, o drama The Debt (Focus Features), com Sam Worthington e Helen Mirren, está em 1,8 mil complexos. O filme deve chegar ao circuito brasileiro em 30 de dezembro. 

O drama esportivo Seven Days in Utopia (Visio Entertainment) chega a 550 cinemas, seguido pela comédia mexicana Saving Private Perez (Lionsgate), em 125 cinemas. Produção indiana, o filme de ação Bodyguard (Reliance Big Pictures) está em cartaz, desde quarta, em 89 cinemas.


31/8 - 17h20
FSA divulga selecionados para pitching da Linha B

A Ancine e a Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP divulgaram nesta quarta-feira, 31 de agosto, a lista dos projetos pré-selecionados para participar da etapa de defesa oral da Linha B do Fundo Setorial do Audiovisual, dedicada à produção de séries de ficção, animação e documentário para a televisão aberta ou por assinatura. O pitching será realizado entre os dias 4 e 7 de outubro. Foram escolhidos 26 projetos de 24 produtoras, em parceria com 10 canais de TV aberta e por assinatura. Esta chamada pública disponibilizará R$ 20 milhões. Os interessados em pedir revisão do resultado têm até 10 de setembro para entrar com recurso junto à FINEP, e precisam preencher o formulário de recursos e enviar por e-mail para fsa2010@finep.gov.br e fsa.ancine@ancine.gov.br. A lista definitiva será divulgada em 28 de setembro. Para ver os projetos pré-selecionados acesse estelink.

31/8 - 12h50
Argentina cria tarifa para filmes estrangeiros

A Argentina vai cobrar uma tarifa aos filmes estrangeiros que forem exibidos nas salas do país, calculada de acordo com o tamanho de cada lançamento. A resolução número 2114/2011 do INCAA (Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales), órgão regulador do audiovisual no país, foi publicada no Diário Oficial no último dia 25 e já tem validade. 

De acordo com o texto, o objetivo da tarifa é proteger o cinema argentino da presença “quase monopolista” das produções estrangeiras no circuito. A resolução classifica o cinema nacional como uma “manifestação artística e expressão criativa e, portanto, um elemento básico da identidade cultural do país”. 

Na cidade de Buenos Aires, a tarifa varia de um valor mínimo equivalente a 300 ingressos de cinema multiplicados pelo número de salas do lançamento (para filmes exibidos em até 40 salas) até 12 mil ingressos por sala (para filmes com mais de 161 cópias). Nas outras províncias argentinas, os valores caem pela metade. O texto completo da resolução pode ser lido no site do governo argentino.


31/8 - 12h45
Cinemark compra Hoyts na Argentina

A Cinemark comprou os cinemas da Hoyts na Argentina, tornando-se assim o maior grupo exibidor do país. Com a operação, o grupo passa a controlar 20 complexos que somam 175 salas (cerca de 40% do mercado). 

Empresa americana com sede em Dallas, a Cinemark começou a investir intensamente no mercado latino-americano no fim da década de 1990. No Brasil, inaugurou seu primeiro cinema em 1997 e, em poucos anos, alcançou a liderança de mercado. Na Argentina, a Cinemark ocupava a quarta colocação no mercado, com 10 complexos e 80 salas; a Hoyts, por sua vez, possuía 10 complexos e 95 salas – vários deles entre os cinemas mais rentáveis do país, o que lhe garantia a liderança em renda. 

A negociação, cujos valores não foram revelados, foi realizada entre a Cinemark e o fundo Linzor (formado por investidores argentinos e chilenos), que na verdade havia adquirido os complexos da Hoyts na Argentina em 2007, mantendo apenas sua marca. No Brasil, a Hoyts abriu um complexo em Guarulhos, São Paulo, que também foi adquirido pela Cinemark em 2009.

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